«Histórias de Mudança». Documentário produzido por ONGD portuguesa foi hoje apresentado no Forúm Social Mundial

Foi hoje apresentado no Fórum Social Mundial em Salvador da Bahia, no Brasil, o Documentário Português “Histórias de Mudança” produzido pela ONGD portuguesa FEC | Fundação Fé e Cooperação no âmbito do projeto Juntos pela Mudança, em parceria com a Associação Casa Velha e a CIDSE, financiado pelo Instituto Camões




Realizado por Patrícia Pedrosa, o Documentário reúne 10 histórias de vida vindas de Portugal, Espanha, Filipinas, Bélgica, Canadá, Inglaterra, reunidas no final numa única História. 

Entre 2016 e 2017 a realizadora Patrícia Pedrosa recolheu várias histórias de vida (testemunhos de um agricultor, de uma mãe, de um Padre, de uma responsável de uma Associação de camponeses, entre outras) que inspiram a mudar a partir da realidade concreta de cada um, demonstrando como pequenas mudanças geram a grande mudança de que a Humanidade e o Planeta necessitam. 

Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito da campanha europeia “Mudar Pelo Planeta – Cuidar das Pessoas”. 

O Fórum Social Mundial que decorre entre 13 e 17 de Março em Salvador da Bahia (no Brasil), sob o mote “Resistir é criar, Resistir é Transformar” e “é um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de ideias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo, e estão empenhadas na construção de uma sociedade planetária orientada a uma relação fecunda entre os seres humanos e destes com a Terra.” (Fonte

O programa do Fórum contempla seminários, plenários, oficinas, atividades culturais e conferências, marchas e diversos atos pela cidade e mobilizará redes solidárias de acolhimento aos participantes e a comunidade académica. 


A FEC | Fundação Fé e Cooperação é uma organização não-governamental para o desenvolvimento, criada em 1990 pela Igreja Católica em Portugal, num estreito diálogo e colaboração com as Igrejas dos países de língua oficial portuguesa. A missão da FEC é promover o desenvolvimento humano integral, com a visão de construir uma sociedade onde cada pessoa possa viver com dignidade e justiça. Atuando em três eixos estratégicos de transformação social – Educação, Conhecimento e Competências; Boa Governação e Advocacia Social; Cidadania Global e Direitos Humanos -, a FEC trabalha em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. É membro da CIDSE desde 2008. 

A CIDSE é uma Rede Internacional de organizações católicas para o desenvolvimento, que trabalham juntas para promover a justiça, potenciar o poder da solidariedade global e criar mudanças transformativas, com o objetivo de acabar com a pobreza e as desigualdades. A CIDSE desenvolve o seu trabalho questionando a injustiça sistémica, a desigualdade e a destruição da natureza e acredita na construção de um mundo onde todos os seres humanos têm o direito de viver com dignidade. 




Comentários

Arquivo

Mostrar mais

Nº Visits