Pavel Gomziakov com a Orquestra Metropolitana de Lisboa dia 14 de Abril no Teatro Thalia

Violoncelista Pavel Gomziakov, com os músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa, e uma mão cheia de obras que exploram à exaustão a versatilidade do Violoncelo, dia 14 de Abril às 21h00, no Teatro Thalia. 



«Sobretudo quando escutado ao vivo, o som do violoncelo tem uma capacidade de sedução inigualável. Sem o brilhantismo nem a projeção do violino, consegue manter uma agilidade melódica impressionante para as suas dimensões físicas, e acrescenta-lhe essa voluptuosidade tão característica dos registos mais graves. Mas não se fica por aqui. Movimenta-se com semelhante à-vontade nas passagens mais arrebatadoras e naquelas que exigem um cuidado tímbrico meticuloso. 

Apreciar tudo isto, e muito mais, é o que nos propõe o violoncelista Pavel Gomziakov, que se apresenta neste programa à frente dos músicos da OML. Traz consigo uma mão cheia de obras que exploram à exaustão a versatilidade do instrumento. 

Destacam-se dois concertos com orquestra da segunda metade do século XVIII, de Luigi Boccherini e Joseph Haydn. Juntam-se-lhes uma peça 'ao estilo de Girolamo Frescobaldi' que o violoncelista espanhol Gaspar Cassadó publicou em 1925, uma transcrição de um trio para baryton, viola e violoncelo de Haydn assinada em 1944 pelo violoncelista russo Gregor Piatigorsky, e uma peça em forma de Tema e Variações do 'velho' Rossini.» 


Programa 

G. Cassadó Toccata (atribuído a G. Frescobaldi; arr. para violoncelo e cordas) 
L. Boccherini Concerto para Violoncelo em Ré Maior, D. 479 
G. Rossini Uma Lágrima, Os Pecados da Velhice IX/10 (arr. para violoncelo e cordas) 
J. Haydn / G. Piatigorsky Divertimento em Ré Maior 
J. Haydn Concerto para Violoncelo em Dó Maior, Hob.VIIb:1 

Orquestra Metropolitana de Lisboa 
Violoncelo e Direção Musical Pavel Gomziakov

* Artista Associado da Temporada de Música da Metropolitana 2017/1018




Comentários

Publicações Anteriores

Mostrar mais

Nº Visits