Entre a tradição e a vanguarda. Museu do Oriente celebra o Dia Internacional dos Museus com actividades gratuitas

Museu do Oriente associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, com uma oferta que abarca tradição e tecnologia: entrada gratuita entre as 10h00 e as 22h00, visitas orientadas à exposição “Um Museu do Outro Mundo”, que inclui obras de José de Guimarães em diálogo com peças da colecção Kwok On, uma selecção das quais com informação disponível em QRcode, e uma aula de Yoga às 18h00. Todas as iniciativas são gratuitas.



Sob a égide do tema lançado pela ICOM, “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, o Museu do Oriente convida a descobrir uma exposição que assinala os 10 anos do Museu do Oriente e os 30 anos da Fundação Oriente. Num lugar de múltiplas camadas e leituras, “Um Museu do Outro Mundo” reflecte sobre o museu como estrutura cultural e social em que objectos de diferentes lugares e proveniências revelam usos, funções e simbolismos diversos, por vezes coincidentes, outras contraditórios. É o museu enquanto espaço de construção do outro, numa exposição que cruza culturas, conceitos e interpretações e onde se questiona o que entendemos por museu e o seu lugar numa sociedade também ela hiperconectada. 

Numa iniciativa conjunta com o Plano Nacional de Leitura, estão disponíveis QRCodes em peças seleccionadas desta exposição, que os visitantes são convidados a descobrir, partilhando a experiência via Instagram com a hashtag #ler+nosmuseus. 

Numa abordagem mais clássica ao percurso expositivo, “Um Museu do Outro Mundo” é palco de uma visita às 10h00, para adultos com crianças entre os 5 e os 10 anos e, ao longo do dia – 10h30, 15h00 e 16h00 – para o público em geral. 

Às 18h00, realiza-se uma aula aberta de Yoga, em parceria com a Embaixada da Índia, que inaugura um ciclo de sessões gratuitas que passam a realizar-se regularmente no Museu do Oriente, todas as sextas-feiras, entre as 18h00 e as 19h00. 


Dia Internacional dos Museus 2018 

18 de Maio 

Entrada gratuita no Museu do Oriente: 10h00-22h00 

Visitas orientadas “Um Museu do Outro Mundo” 

10.00 | Para crianças 5-10 anos, acompanhadas por um adulto 
10h30, 15h00 e 16h00 | M/16 
Máx. 25 pessoas/ visita, por ordem de chegada





Comentários

Arquivo

Mostrar mais

Nº Visits