Festival Verão Azul convida Raquel André a apresentar a sua «Colecção de Artistas» de 13 a 19 de Maio em Faro

O Festival Verão Azul abre um novo ciclo e convida vários artistas a deslocarem-se em residências artísticas à região do Algarve. A estreia deste ciclo de residências é o novo projecto de Raquel André, Colecção de Artistas, mais uma criação do seu projecto Colecção de Pessoas


Fotografia © António Pedro Lopes 

O Festival Verão Azul abre um novo ciclo, passando a um evento bienal. A próxima edição acontecerá em 2019 mas, entretanto, com o intuito de aprofundar as suas relações com o território, convidam vários artistas a deslocarem-se em residências artísticas à região do Algarve. 

Cada residência propõe ao artista convidado reflectir sobre a influência do território na sua criação, envolvendo uma ligação com pessoas, processos e modos de viver locais. 

A estreia deste ciclo de residências é o novo projecto de Raquel André, Colecção de Artistas, mais uma criação do seu projecto Colecção de Pessoas

Durante esta residência Raquel coleccionará artistas algarvios que farão parte da sua próxima criação. Enquanto que em Colecção de Amantes Raquel usa a fotografia, em Colecção de Coleccionadores usa o vídeo de forma a coleccionar, arquivar, nesta próxima Colecção de Pessoas a artista propõe utilizar o seu próprio corpo como forma de coleccionar a pessoa - o corpo como um arquivo. 

A experiência com outros artistas focada no processo de aprender e assimilar, guardando assim no seu corpo as memórias dos outros. 

No dia 17 de Maio, às 18h00, no Teatro das Figuras, Raquel abre o seu processo à cidade de Faro. Numa conversa inserida no ciclo No Teatro às 6, a criadora expõe à cidade o seu processo de trabalho e os primeiros artistas coleccionados. 


Produção: casaBranca 
Co-produção: Teatro das Figuras, Cine-Teatro Louletano / Câmara Municipal Loulé 
Apoio: Câmara Municipal de Lagos, LAC - Laboratório de Actividades Criativas




Comentários