Inscrições abertas para a Escola de Verão da Materiais Diversos destinada a artistas e investigadores

«Na Prática» é uma escola de verão com foco no campo das artes performativas, destinada a artistas e investigadores, co-organizada pela Materiais Diversos e pelo Centro de Estudos de Teatro (FLUL). 


Foto © Cláudio Gonçalves 

Trata-se de um encontro anual em que, deliberadamente, não se faz distinção entre teoria e prática como uma forma de re-avaliar e re-inscrever as nossas ações, enquanto indivíduos e profissionais, num mundo voltado para a eficácia, a velocidade e a competição. Propõe-se desta forma incorporar um dos grandes desafios da actualidade, re-aprender a conversar, re-aprender a fazer. 



Sem título 

Laboratório orientado por Vânia Rovisco com Gustavo Vicente e Rui Pina Coelho


Foto © FB 

Sem título é um laboratório que levanta questões acerca dos comportamentos adquiridos no processo de socialização dos seres humanos, bem como dos impulsos de reação dele decorrentes. Procuraremos desvendar e transformar estes impulsos e comportamentos em muitas outras formas de viver em colectivo, abrindo horizontes de possibilidade sem excluir o potencial da individualidade e da solidão. 

Durante cinco dias iremos ao encontro da Vânia Rovisco. A cada dia uma nova troca, uma nova experiência, uma nova partilha – sem títulos nem acabamentos forçados. Não iremos construir nada, procurando erradicar as ideias de utilidade e de eficácia das nossas diversas práticas e repor as ideias de tempo e de encontro. 

Durante cinco dias iremos ao encontro da Vânia Rovisco, instalando-nos num parêntesis roubado ao tempo cronológico, entre a sombra do estúdio e a sombra das árvores. Iremos mergulhar num processo criativo no qual a massa do corpo (o nosso corpo) será o ponto de partida, e a carne (a nossa carne) nos apontará os sentidos. ​

Durante cinco dias iremos ao encontro da Vânia Rovisco, participando da sua prática de pesquisa para uma nova criação, “Sem título de ninguém/ No title of nobody”. E mergulharemos numa possibilidade de trabalho que não divide corpo, conversa, dança e reflexão. 

Vânia Rovisco é performer e bailarina, criadora de instalações de peças duracionais através das quais procura explorar e actualizar processos relacionais. Com um trabalho fortemente ancorado na investigação e consequente criação de uma corporeidade processual, feita em relação, trabalha com o público a fabricação de experiências mediadas por modelações espaciais, temporais e perceptivas.


Datas 
13 a 17 de Junho de 2018 

Inscrições 
Até 3 de Junho 





Comentários

Arquivo

Mostrar mais

Nº Visits