Mozart & Salieri pela Metropolitana a 12 de Maio no Teatro Thalia

Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo Maestro Pedro Neves, interpreta obras de Mozart & Salieri, dia 12 de Maio, às 21h00, no Teatro Thalia. Bilhetes à venda



«É bem conhecida a rivalidade que existiu entre Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Antonio Salieri (1750-1825). Sabe-se que ambos disputaram a preferência da aristocracia vienense, e que o segundo se saiu manifestamente melhor na influência conquistada. 

Mas também é certo que há um grande exagero na história de inveja e envenenamento a que se assiste no filme Amadeus de Miloš Forman e que remonta a um boato dos tempos que se seguiram à morte do músico de Salzburgo. Em verdade, não se tratou de um caso de polícia, mas sim de ficção. 

Já no que respeita à música, o mais importante é lembrar que foram dois grandes compositores que nos deixaram um legado de valor inestimável. Para o comprovar, ouça-se a Sinfonia N.º 29, ou a menos conhecida Serenata N.º 9 em que Mozart lembrava o som da trompa de postilhão, símbolo dos serviços de correio da época. Ouça-se cada uma das vinte e seis variações de Salieri sobre 'La folia di Spagna'. Curiosamente, há quem defenda que esta célebre melodia medieval teve origem neste lado da península.» 


W. A. Mozart Sinfonia N.º 29, KV 201/186a 
A. Salieri 26 Variações sobre La folia di Spagna 
W. A. Mozart 4 andamentos da Serenata N.º 9, KV 320, Trompa de postilhão 


Sábado, dia 12 de Maio, às 21h00, no Teatro Thalia





Comentários

Arquivo

Mostrar mais

Nº Visits