Stormzy no 24º Super Bock Super Rock

Stormzy estreia-se ao vivo em Portugal, 21 de Julho no Palco Super Bock. Conflitos imprevistos de agenda obrigam Jorja Smith a cancelar a sua atuação no Super Bock Super Rock



Prémios, nomeações, milhares de discos vendidos, recordes batidos na internet e a crítica especializada a seus pés fazem de Stormzy um dos homens do momento. Com origem ganesa, Michael Omari (o nome verdadeiro do rapper), começou a cantar bem cedo e na escola era capaz do melhor e do pior: às vezes era expulso das aulas, outras vezes tirava nota máxima. Eis, então, duas das características que acabam por marcar o artista de hoje: uma irreverência capaz de deixar alguns à beira de um ataque de nervos (veja-se a mais recente polémica com Theresa May, primeira-ministra britânica), mas também uma ética de trabalho que o leva a conseguir tanto em tão pouco tempo (faz apenas 25 anos em Julho). 

Influenciado por nomes como Drake ou Kanye West, quando corria o ano de 2013, Stormzy começou a fazer o upload da sua série de freestyles, "Wicked Skengman", disparando as suas palavras mais afiadas sobre batidas clássicas de grime. E em 2014 estreou-se com o EP “Dreamers Disease”. Além da música, o rapper também se destaca por criar as próprias regras e quase não depender de ninguém para divulgar a sua música. Ganhou um prémio da Associação de Música Independente e nas palavras da BBC "nenhum outro artista aperfeiçoou tanto o modelo do mercado da música atual..." 

Em 2017 editou "Gang Signs & Prayer", um sucesso imediato, ao ponto de conseguir colocar todas as músicas no top 50 do Spotify – um feito inédito até então. Tudo é pensado ao pormenor nas 16 faixas deste registo de estreia de Stormzy, cada palavra e cada beat não está ali por acaso, mas faz parte de um conceito artístico totalmente idealizado por Stormzy (a capa, por exemplo, é uma interpretação da "Santa Ceia" de Leonardo da Vinci). 

Temas como "Big for Your Boots", "Cigarettes & Cush" e "Don’t Cry for Me" não deixam qualquer dúvida relativamente à capacidade do rapper. E, entretanto, à boleia deste disco, mais dois prémios: Brit Awards 2018 na categoria de Melhor Artista Britânico e Melhor Álbum Britânico. 

E o ano só pode continuar a correr de feição para Stormzy, com o concerto de estreia em Portugal aquando da próxima edição do Super Bock Super Rock. É para marcar na agenda: dia 21 de Julho, no Palco Super Bock. 

Fonte




Comentários