Concerto Guinga & Maria João dia 04 de Julho na Casa da América Latina em Lisboa

A iniciar brevemente a sua próxima digressão europeia, o artista brasileiro Guinga passará em Portugal por dois dias. No dia 04 de Julho, às 21h30, Guinga partilha o palco da Casa da América Latina, em Lisboa, com a inigualável Maria João


Maria João e Guinga em Buenos Aires

Mar Afora” é o nome deste projecto, onde o conteúdo da obra do grande compositor de referência Guinga é trazido pela leitura ousada da cantora portuguesa de maior impacto internacional Maria João. “Mar Afora” se aventuram os dois artistas e, juntos neste palco, descobrirão novos rumos e inspirações musicais.



Maria João Monteiro Grancha nasceu em Lisboa, a 27 de Junho de 1956. Filha de pai português e mãe moçambicana, Maria João guarda da infância imagens dispersas e coloridas de uma África já não tão distante assim. Das férias passadas por lá, do calor, das praias com redes por causa de tubarões… A entrada na adolescência revelou o seu espírito rebelde e inquieto. A menina gordinha, de óculos e cabelo encrespado não gostou nada de ser chamada “caixa de óculos” e “Gungunhana” pelos colegas louros e magros do Colégio Inglês, St. Julian School, e aprendeu a defender-se como podia, com um murro aqui e um pontapé ali. À parte do duo com o Mário Laginha e o seu próprio projecto Trio OGRE, Maria João está constantemente em viagem, desafiando-se permanentemente, através da colaboração com inúmeros artistas e projectos nacionais e além-fronteiras. 

Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, Guinga, nasceu a 10 de Junho de 1950, no Rio de Janeiro. Aprendeu violão intuitivamente aos 13 anos de idade. Mais tarde, faria cursos de música, inclusive com 5 anos de violão clássico com o professor Jodacil Damasceno. Começou a compor aos 16 anos, classificando a sua primeira canção (aos 17 anos) no Festival Internacional da canção. Guinga trabalhou profissionalmente, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola, João Nogueira, entre outros. Formou-se em Odontologia em 1975, mas sempre compondo, teve várias das suas músicas gravadas por nomes sonantes como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins, para nomear alguns. Hoje, Guinga dedica-se inteiramente à sua carreira musical, em constante digressão e períodos de gravação por todo o país. 


Concerto Guinga & Maria João 
4 Julho 2018 às 21h30 
Casa da América Latina 
Av. da Índia 110. 
1300-300 Lisboa 

Preço bilhete: €10 
(Os bilhetes são adquiridos à entrada a partir das 21h00) 
Reservas: reservas@casamericalatina.pt 


Próximos Concertos 

13, 14 Julho às 22h30: Maria João | OGRE (electric trio) - Quebra Jazz, Coimbra 

19 Julho às 21h00: Projecto Mutrama (participação) - Teatro Municipal Baltazar Dias, Funchal, Madeira 

21 Julho às 21h30: Maria João | OGRE (electric trio) - Gezmataz Jazz Festival, Genova, Itália 

22 Julho: Budda Power Blues feat. Maria João - Sertã 

27 Julho às 22h00: Agora Muda Tudo (Nuno Corte-Real, Maria João, José Luís Peixoto) - Palco Mundos, instalado no Jardim Municipal Major Rosa Bastos 

28 Julho às 23h30: Budda Power Blues feat. Maria João - Caloura Blues, Lagoa, Açores






Comentários