Exposição «A Sombra e os Seus Teatros» inaugura a 21 de Junho no Museu da Marioneta

A exposição «A Sombra e os Seus Teatros», que inaugura no Museu da Marioneta dia 21 de Junho, às 18h30, explora as diferenças e semelhanças nos teatros de sombras da Índia, Indonésia (Java e Bali) e Tailândia. 



O teatro de sombras é uma arte milenar de contar histórias e uma das formas mais conhecidas do teatro de marionetas. A animação das personagens é garantida pelo movimento das marionetas e da fonte de luz e as imagens produzidas podem ter diversas cores e detalhes. 

É no Oriente, em particular no sudeste asiático, na Índia e em outras partes da Ásia, que o teatro de sombras tem raízes mais profundas, mantendo-se uma tradição bem viva ainda hoje e classificada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. 

A importância do teatro de sombras vai, aqui, muito além do seu carácter lúdico; as sombras têm uma função religiosa e social, associadas ao mundo espiritual, ao cumprimento de votos e aos principais acontecimentos da vida. Determinadas marionetas são consideradas sagradas, podendo ser usadas para prever o futuro, marcar os limites das aldeias ou mesmo produzir água benta. 

Os espectáculos decorrem geralmente na rua e podem durar a noite inteira. 

A exposição «A Sombra e os Seus Teatros» trata o universo dos teatros de sombras das regiões da Índia, Indonésia e Tailândia, com repertórios que se se baseiam nos dois grandes épicos da literatura hindu – o Ramayana e o Mahabharata – e que por isso se assemelham. 

Exposição de entrada livre, aconselhada a toda a família, patente de 21 de Junho a 02 de Setembro no Museu da Marioneta.





Comentários