Sexta edição do Festival Guitarras Mágicas arranca dia 27 de Junho no CAE Sever do Vouga

A sexta edição do Festival Guitarras Mágicas arranca esta quarta-feira, dia 27 de Junho, no CAE Sever do Vouga com o concerto do guitarrista Pedro Rodrigues & Coro Voz Nua e a Orquestra de Guitarras - Guitarrafonia na segunda parte. 



O concerto de abertura celebra um dos compositores do século XX mais importantes para o reportório da guitarra clássica: Mário Castelnuovo-Tedesco, no ano em que se assinala o cinquentenário da sua morte. Neste concerto vai poder ouvir uma das obras mais belas e interessantes da música com guitarra: o Romancero Gitano, obra composta em 1951, para coro e guitarra, que será interpretada pelo guitarrista Pedro Rodrigues e pelo coro Voz Nua, sob a direcção de Aoife Hiney

Na segunda parte, sobe ao palco a Orquestra de Guitarras - Guitarrafonia, projecto que se mantém ativo há já alguns anos, pela mão de alguns dos mais destacados e dedicados professores da região das beiras integrando alunos das suas escolas o que tem contribuído, também, para o aparecimento de alguns dos novos valores da guitarra clássica. 

A Casa da Ponte Couto Esteves recebe Miguel Amaral dia 28, num concerto muito especial, dado ser a primeira vez que o Festival vai ter um concerto de guitarra portuguesa sem o acompanhamento da designada viola de fado. 

O concerto de sexta-feira, dia 29 de Junho, terá como intérprete a guitarrista russa Irina Kulikova, nome incontornável da guitarra clássica em todo o mundo. Para além de obras de referência do reportório guitarrístico, Irina irá interpretar obras do compositor José María Gallardo del Rey, que a ela dedicou algumas das suas peças, e de dois compositores russos nascidos já na segunda metade do século XX: Sergei Rudnev e Konstantin Vassiliev. 

Dia 30, sábado, a Igreja Matriz de Talhadas do Vouga recebe a jovem guitarrista espanhola Andrea Gonzalez Caballero, que para além de ser já detentora de outros prémios internacionais é a mais recente vencedora do importante concurso internacional Guitarras Alhambra - Valência. O seu concerto será focado na música espanhola, tocando na primeira parte Siete Prelúdios de Primavera, uma obra do cubano Joaquín Clerch, a ela dedicada, e Três Canciones Populares Mexicanas de Manuel Maria Ponce. Todo o restante reportório será de compositores espanhóis, dos quais ela é já uma grande intérprete. 

O Festival Guitarras Mágicas termina no domingo, dia 01 de Julho, com a atuação dos participantes no VII Curso de Férias, evento precursor deste festival, em Couto de Esteves, localidade que é o berço deste festival e que desde a primeira hora o acarinha.







Comentários