Olga Roriz apresenta «A meio da noite» no 35º Festival de Almada na data do aniversário de Igmar Bergman

No dia 14 de Julho passam cem anos sobre o nascimento de Ingmar Bergman (1918-2007) — e será justamente nessa noite que Olga Roriz apresentará no Palco Grande da Escola D. António da Costa o seu espectáculo de homenagem ao realizador sueco. 



A meio da noite aborda, nas suas palavras, “a temática existencialista de Bergman, sendo simultaneamente uma peça sobre o processo de criação, numa procura incessante de si próprio e dos outros”. A coreógrafa encontra um paralelismo entre o seu percurso e a obra do realizador: a abordagem da complexidade humana que Bergman levou a cabo nos seus filmes, Olga Roriz pratica-a através da dança. 

Na base desta criação encontra- se uma viagem à ilha de Fårö, onde o autor de A hora do lobo viveu nos últimos 20 anos da sua vida e onde foi sepultado. Nas palavras da coreógrafa, “fi„lmado o céu, o mar, as pedras, era tempo de voltar, mas um último gesto faria toda a diferença: limpar as folhas secas que cobriam a campa do Mestre. O laço estava assim criado para sempre e com uma intensidade que sei não ser capaz de expressar em palco”. 

Olga Roriz (n. 1955) estudou ballet clássico e dança moderna, ingressando na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. Tornou-se primeira bailarina do Ballet Gulbenkian, onde foi posteriormente convidada a coreografar. Com 40 anos de carreira e mais de 90 criações no seu percurso, foi distinguida, entre outros prémios e distinções, com a Ordem do Infante D. Henrique, o Grande Prémio da SPA e o Prémio da Latinidade. Em 2017 recebeu, pela Universidade de Aveiro, o Doutoramento Honoris Causa por distinção nas Artes. 


Interpretação André de Campos, Beatriz Dias, Bruno Alexandre, Bruno Alves, Catarina Câmara, Francisco Rolo, Rita Calçada Bastos 

Selecção Musical Olga Roriz, João Rapozo, e intérpretes 
Cenografia e Figurinos Olga Roriz, Ana Vaz, assistidas por Rita Osório

Desenho de Luz Cristina Piedade 
Vídeo Olga Roriz, João Rapozo 
Desenho de Som Sérgio Milhano 

Apoio Dramatúrgico Rita Calçada Bastos 
Apoio Vocal João Henriques 
Tradução e Elocução em Sueco Birte Lundwall 
Assist. de Ensaios Ricardo Domingos 
Fotografia Alípio Padilha 

Co-produção: Teatro Municipal de Bragança, Teatro Municipal de Vila Real e Teatro Nacional São João 

Duração: 1h20 (aprox.) 
Classificação: M/12



Comentários